quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Imigração Irlandesa, uma brincalhona!








Há uns dias atrás uma amiga que já está em Dublin postou no seu face que foi tirar o PPS e informaram a ela que o sistema havia mudado.Primeiro tinha que tirar o GNIB.

Se perdeu? Ok, vamos por partes:

PPS: é como um comprovante de endereço, seu CPF na Irlanda e você o leva para abrir a conta no Banco e assim depositar os 3.000 euros. Sem ele você não pode trabalhar.

GNIB:  ele é seu visto, a prova que você reside legalmente no país.

Até aquele dia o sistema era o seguinte: Você chegava no país, eles te davam de 1 a 3 meses de visto no aeroporto( vai do humor do oficial no dia) para você legalizar sua situação e pegar seu visto definitivo.Você arranjava um lugar definivo pra morar, ia na escola, eles te davam uma carta e você ia no PPS e o fazia. Depois com o PPS em mãos e já com um lar pra chamar de seu, era só ir ao banco abrir a conta e esperar de 5 a 7 dias para o cartão e a senha do banco chegarem na sua casa (pra quem não sabe, tudo é feito pelo correio), depois depositar a grana, solicitar o extrato e esperar mais uns 5 dias para chegar na sua casa. Depois finalmente, você iria tirar o tão sonhado GNIB e pagar 150 euros por ele.

Pois eles simplesmente inverteram tudo e não avisaram a ninguém. Quem ia chegando para fazer o PPS era informado que primeiro deveria fazer o GNIB pra depois, por último fazer o PPS. ok, ok; parece complicado mas a mudança tinha sido pra melhor. Tirar o visto definitivo ia demorar menos. Legal né? Seria, se eles não achassem que não deu certo e voltassem ao jeito antigo. Ok.

Hoje a notícia circulou na net, e dessa vez tem até comunicado oficial no site da imigração:

O GNIB a partir do dia 19 de novembro custará 300 euros!! OMFG 300 euros! Um aumento de 100%, cadê procon numa hora dessas?

Pois é, agora que é oficial a gente senta ,chora e imagina todos os casacos que podiam ser comprados com estes 150 euros.

E fiquem ligados no site da imigração, eles gostam de pregar peças...

UPDATE: Acabei de ter a confirmação de que o processo inverteu-se de novo. Definitivamente ou até que eles mudem de idéia  fica assim:

abrir conta no banco
fazer GNIB
tirar o PPS




3 comentários:

  1. ridiculo isso. eles pensam que a gente caga dinheiro.

    www.martinanasviages.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só pode! Fora que o comunicado chegou pras escolas em cima da hora!

    ResponderExcluir
  3. Relaxa, Fernanda. Vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir