sábado, 12 de janeiro de 2013

1 mês em Dublin



 
     Na verdade 1 mês e 9 nove dias. Neste primeiro mês eu pude conhecer melhor a cidade, sair mais segura sem ter a sensação de estar perdida. Descobri que Dublin na verdade é um ovo. E você precisa ter muito cuidado com o que fala e de quem. Parece que todos aqui entendem português, e que todos se conhecem também. Acredite, todos seconhecem aqui. Todos são amigos dos seus amigos. rs
    Neste mês me descobri mais forte, tive muitas alegrias, conheci pessoas, lugares, comi comidas novas, tive decepções também! Vivi muito mais em 1 mês aqui do que em 1 ano no Brasil.
     Finalmente decobri meu nível na escola, minha aulas começam na segunda. Vou me mudar pela segunda vez em 1 mês. Nasci, cresci e morei na mesma casa no Brasil por 25 anos.  A mudança é inevitável aqui em Dublin, prepare-se para isso. Não somente mudança de casa, mas de valores, conceitos....

Resumindo:

O sotaque Irish é extremanente difícil. Entendo qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade falando inglês, menos os irishs (reza a lenda que quem aprende inglês aqui, entende qualquer um).

Todos são loiros/ruivos de olhos azuis.

A meninas laranjas são muito estranhas.

Não só Knackers usam moletons, irlandeses tem uma queda estranha por moletons.

Não vi crise alguma por aqui, todos os dias as lojas estão lotadas e as pessoas andam com várias sacolas nos braços.

Comer fora é muito caro.

Fazer compras no supermercado é muito barato.

 Há pessoas do mundo todo aqui.

Brasileiros brotam do chão.


 E mais muita coisa. Só estando aqui pra ver e sentir.

Eu ainda não tenho opinião formada sobre a cidade; é linda, disso não tenho dúvidas. Não posso dizer que estou in love pela cidade e que nunca mais quero voltar pro Brasil. Mas também  começo a conhecer melhor, e posso dizer que já me sinto mais confortável vivendo aqui.

A adaptação do primeiro mês é a mais intensa, é um período em que você não sabe se volta pra casa ou se fica. Tem gente que lida com isso gastando todos os seus euros no Temple Bar. Prefiro refletir e analisar. Foi asim que passei meu primeiro mês. Sai mais barato também! rs


See you soon.










8 comentários:

  1. Oie Fernanda
    Parabéns pelo 1 mes ;)
    Que bom que vc esta curtindo muito sua estadia aqui, espero que seja muito feliz assim como eu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei o post Fe!!!
    Da uma vontaaade de estar ai rs

    Bjoooos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mandy!!

    Obrigada! Espero que dê certo tbm! :)

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Daiane!!

    Calma que sua hora chega!! rs
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Showw de bola, gostei muito do pequeno relato kkk vou ir em julho, mal posso esperar para ter a mesma experiencia que você está tendo. Abraços e boa sorte pra você ai fernanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas!

    Que bom que gostou e obrigada!

    Volte sempre :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda,
    mt sincero seu relato,estou indo para ai em setembro(programa de 1mês)em residencia estudantil e estava com certo receio de ir devido o idioma e pela quantidade de brasileiros,mas mesmo assim vejo que vale a pena.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ei Fernanda! Curti muito o blog, vi que suas dúvidas iniciais são as mesmas que as minhas. Tá sendo muito útil, rs.
    To planejando ir pra aí no final do ano que vem. Vi que você foi em dezembro então já tem quase 1 ano ai. Minha dúvida é sobre a melhor época de ir considerando o frio. Qual você indica?
    Obrigado! :)

    ResponderExcluir